Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

O Resgate do Trabalho de Parto



Após a publicação do CREMERJ, na qual proibe a partcipação do médico obstetra nos partos domiciliares e a presença de doulas nos hospitais, o parto, passou a ser a noticia do momento, onde os meios de comunicação se pronunciam e dão sua opinião a respeito do fato.

O parto industrializado foi implantado nos EUA, no inicio do século passado, onde os médicos passaram a ter controle do processo do parto e o trabalho das parteira minguavam, onde a classe médica alegava a falta de conhecimento cientifico a respeito do trabalho de parto pelas parteiras, e que este fato comprometia a assistencia prestada naquele momento. Mas, na verdade a questão era econômica, pois as parteiras limitavam os atendimentos médicos e assim, seu lucro.

A partir deste momento, o parto começou a ser visto como um processo patologico, e assim, iniciou-se todas as intervenções que conhecemos, o forceps, a anestesia, a episiotomia, a cesariana, a ocitocina, os protocolos, e assim o médico passou a ser o ator principal do trabalho de parto, e pior, fizeram com que as mulheres acreditassem que não poderia mais terem filhos naturalmente, que as intervenções eram necessarias e muito melhor para ela e para o seu filho.

E hoje, a sociedade vive as consequencias, de tudo isso, pois existem estudos na area da pscicologia que relacionam comportamentos e doenças de um adulto com o que aconteceu com ele quando estava no ventre da sua mãe, no momento do parto e no primeiro ano de vida.

Se pegarmos apenas os estudos que estão relacionados com o parto, estes demostram que a forma com que nascemos esta relacionada com a nossa capacidade de amar, sendo assim, as pessoas que  passaram por intervenções durante o parto demostra uma deficiencia na capacidade de amar, e esta deficiencia leva a violência, ao suicidio, drogadição e ao autismo.

Quando você conversa com uma mulher que decidiu ter seu filho em casa ou escolheu uma doula para acompanha-la ao hospital, sua justificativa é “no hospital, tudo é frio, o ambiente, as pessoas”.

Esta frieza que a mulher refere, que não sabe explicar direito é a violencia gerada no momento do parto.

Estudos demostram que países com o maiores índices de cesarias é também os que tem maiores indices de violência e criminalidade. E isso vale para o Brasil, que é o campeão mundial em numeros de cesarias.

Isso, se explica pelo fato de a classe médica ser quase exclusivamente formada por homens, e estes liberam testosterona, então tendem a ser mais agressivos e dominadores devido ao hormônio que produzem. Indo contra todas, as leis naturais do trabalho do parto.

Sendo assim, é preciso que a medicina se limite ao tratamento de situações patologicas ou anormais e não tentar dominar os processos fisiologicos dos seres humanos, como o parto.

Mas, só isso não é o suficiente. É preciso que a parteira ou como é vista hoje, a enfermeira obstétrica, seja percebida em primeiro lugar como uma figura materna, se teve seus filhos de forma natural sem intervenções e que esta mulheres não sejam treinadas para satisfazerem os seus desejos, mas as necessidades de cada parturiente, como acontece com as parteiras tradicionais.  Para que, o conhecimento, gravado em seu corpo e sua alma inspire e fortaleça a mulher em trabalho de parto.

Então esta discução nos leva a algo muito mais amplo do que a proibição do médico e da doula, e sim, a reestruturação da forma como o trabalho de parto é realizado. Para que, a mulher volte a ser a artista principal deste momento, e assim, tome posse de todo o seu poder e força,  e se torne forte e preparada para a experiencia da reeducação de uma nova vida.

É preciso que “ as mulheres reencontrem esta coragem e fortaleçam-se no que lhes cabe, sem assumir posturas indesejaveis, baseadas no que esta estabelecido pelo inconsciente coletivo, e assim, construir uma geração de grandes homens e verdadeiras guerreiras" (trecho extraido do livro Mulheres: Mães e reeducadoras dos filhos de Horus, pag. 56 – Parto normal e amamentação), através de um parto natural.

Para finalizar deixo o video de um parto, extraido do documentario "As parteiras do Amazonas" da NatGeo, que para mim é magico e compreende todo o resgate necessário do trabalho de parto.




Leituras recomendadas:

O campones e a parteira. Michel Odent

Mulheres: Mães e reeducadoras dos filhos de Horus. Juliana Costa de Souza. Parto Normal e Amamentação – pag. 55 e 56. 

sábado, 21 de julho de 2012

Amar a si mesma, é cuidar de você


Como mecionei no post, dicas para quem não consegue engravidar, a primeira coisa que você precisa fazer é amar a si mesma, sendo assim, precisa mudar algumas atitude e muitas delas são dificeis de mudar.

Então, é preciso começar pelo acha mais facil, o que está ao seu alcance, pois dando o primeiro passo, os resto é uma conseqüência.

Por que não começar com que é físico? A quanto tempo não vai ao seu ginecologista? Realiza exames: papanicolau, ultrassom, exame de sangue?

Este é sem dúvida, um bom começo! Pois para engravidar é necessário ter uma saúde ginecólogica, na qual inclui não ter corrimento, doenças sexualmentes transmissíveis... 

O exame de papanicolau é preventivo. E previne o câncer de colo uterino, este tem como principal causa o vírus do HPV, o vírus demora anos para se desenvolver e se tornar um câncer. Mas se a mulher engravidar e estiver com o vírus, os hormônios da gravidez aceleram seu desenvolvimento e a doença se desenvolve em questão de meses.

Após, o que acha de dar uma olhadinha na sua carteira de vacinação, aquela velhinha de quando era criança, se você tem alguma dúvida quanto a sua leitura, leve a uma unidade básica de saúde, para verificar se não há nenhuma vacina atrasada. Pois, a vacinação é importantíssima na gravidez, para garantir que a mulher e o bebê não adoeçam durante a gestação e o pós parto. As vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde durante a gestação são: dT (difteria e tétano), hepatite B e influenza, se a mulher não estiver imunizada.

Vale lembrar, que a vacina Tríplice viral ( Sarampo, Caxumba e Rubeola), não pode ser aplicada quando a mulher está gravida, e que a falta desta vacina, torna a mulher mais susceptível a contrair estas doença, a mais grave para uma gestante é a rubéola, que pode causar má formações congênitas e até o óbito fetal.

Assim, com é importante ir ao ginecologista, é imprescindível fazer um visita ao dentista, para realizar uma limpeza, ou um pequeno reparo em algum dente, pois com a gestação a mulher transfere o cálcio armazendo em seus ossos para o bebê, e o primeiro osso a sentir esta falta é o dente. E para que uma pequena carie, se torne um canal é uma questão de pouquíssimo tempo estando gravida, e o seu tratamento torna-se muito mais difícil nesta situação.


Vamos dificultar um pouco. Como anda o seu peso? 


Se você esta acima ou abaixo do seu peso, é melhor começar a pensar em uma dieta. Pois, tanto o baixo peso quanto o sobrepeso, prejudica a produção de hormônios femininos (estrogênio e progesterona). Onde, seu corpo entende que esta em desequilíbrio e precisa restabelece-lo para que a gestação ocorra.

Mulheres com baixo peso, muitas vezes não consomem proteínas, vitaminas, lipídios e carboidratos na quantidade adequada, então torna-se mais propensos os abortos naturais, pois o corpo não tem condições para gerar uma nova vida sem estes nutrientes. Além disso, os hormônios tem como base proteínas e lipídios e falta destes comprometem a produção de hormônios e a fertilidade feminina.

E mulheres com sobrepeso, produz estrogênio  em excesso que inibe a fecundação, além disso o ovário desta mulheres sofrem alterações, os chamados ovários policiticos, que nada mais é,  do que óvulos que não conseguiram ser liberados pelos ovários e ficam acumulados em sua parte externa, dificultando a ovulação. E não podemos esquecer que uma mulher com sobrepeso tem uma chance maior de desenvolver diabetes e hipertensão durante a gravidez
.
Se apenas a alimentação, não esta sendo suficiente para perder o peso que necessita, começe a realizar atividade física, esta é uma pratica que deverá ser mantida durante todo o período gestacional, respeitando suas limitações, pois a atividade fisica auxilia o trabalho o parto.

Muitas coisas, já são possíveis de começar a mudar, pois amar é sinônimo de cuidar, então estes cuidados que parecem simples, vai fazer com que você goste mais de você e comece a ter outra postura perante a vida.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Dicas para quem não consegue engravidar


Sei que muitas mulheres que lêem este blog gostariam muito de engravidar! Mas, para algumas, a concepção se apresenta como algo cada vez mais difícil de ser alcançado.

Através de uma busca na internet é possível encontrar de tudo: de simpatias a posições sexuais favoráveis. Mas antes de começar, sugiro duas leituras:

Primeiro o post “Quero muito engravidar, mas não estou conseguindo”, de Juliana Costa de Souza, do blog Projeto Philae. Basta clicar no link!

Depois, peço que leiam ou releiam meu post anterior, "Sexualidade: A Manifestação da Energia Vital”, principalmente o final, quando falo da atração dos espiritos que precisam reencarnar, pois é dai que vou começar.

Muitas dificuldades para engravidar podem ser compreendidas através do fato de que o planeta Terra evoluiu e, hoje, não é mais um planeta de expiação, mas de regeneração. 

Assim, os espíritos que estão reencarnando, ou que precisam reencarnar, possuem uma frequência energética melhor, mais sutil. Estes espíritos, quando encarnados, são chamados de índigos, ou crianças cristais.

Observe quão diferentes são as crianças que estão nascendo. São inteligentes, sensíveis, sabem tudo de tecnologia. É só conversar com as mães ou com as professoras dessas crianças, que elas contaram tudo!

Então, primeiro é preciso consciência acerca do tipo de energia que a relação sexual está gerando, o tipo de sentimento que esta sendo gerado nesta relação sexual, ou seja, qual o sentimento no momento da copulação. Por uma razão muito simples: se você não conseguir alcançar o AMOR e vibrar nesta frequência, dificilmente vai conseguir engravidar. Mas, se você tem alguma dúvida sobre o tipo de sentimento que permeia em sua relação, peço que leia o texto Paixão, de Thamires Breda, do blog Um Pouco de Luz, que diferencia este dois sentimentos.

Após esta reflexão, você pode ter chegado a conclusão de que realmente, ama o seu companheiro, e isto já é um bom começo. Mas é preciso um pouco mais. É preciso amar a si mesma. Do contrario, as clinicas de reprodução humana estariam falidas.

E amar a si mesma conduz a consciência, aos questionamentos que a Juliana coloca no seu texto. Como foi está reflexão?

É preciso começar a mudar algumas atitudes e pensamentos. Além de tudo que esta escrito no texto é preciso mais uma coisa, é preciso se convencer de que se não engravidar, não será tão ruim assim.

Comece fazendo uma lista do que terá que “abrir mão”, o que não poderá mais fazer se você tiver um filho. Assim, se esforce em se convencer para compreender de que, a gravidez não é há solução dos seus problemas. Essa atitude, praticada como uma verdade, a levará a um estado de tranquilidade, pois a ansiedade gerada com o desejo de engravidar prejudica muito todo o processo.

Ansiedade gera adrenalina, que por sua vez, diminui a produção dos hormônios femininos ( LH, FSH, estrogênio e progesterona), inibindo, assim, tanto a ovulação, quanto a fixação do embrião na parede uterina. Então, cada vez que tiver se imaginando gravida ou segurando um bebê, lembre-se de tudo que deixará de fazer por causa desta gravidez.

Outra forma de controlar a ansiedade é parar de marcar a data da menstruação. Quando se permanece muito atenta, um único dia de atraso já é o suficiente para gerar uma ansiedade enorme e colocar tudo a perder.

Mas como saber qual o seu período fértil, sem marcar a data da menstruação é impossível fazer a “tabelinha”?

Você pode utilizar o método de “Billings”, através do qual a mulher produz uma secreção fluídica quando está no período fértil. Mas para que o método seja eficaz, é preciso se conhecer e estar saudável, ou seja, sem nenhum corrimento, que poderá confundi-la ou induzi-la a erro.

Outra opção é usar a energia da lua. A lua é um astro feminino e está extremamente relacionada à gestação. Da concepção ao nascimento, os melhores períodos para engravidar são os solstícios e equinócios.

Em termos práticos, vamos às técnicas...

Compreenda: ficar de cabeça para baixo não funciona! O espermatozoide foi programado para nadar contra a gravidade. Então, se você permanecer nesta posição fará com que ele volte para a vagina ao invés de ir para o ovário.

O que pode auxiliar é a posição durante a relação sexual e esta depende da posição anatômica do útero de cada mulher. 

Olha quanta coisa!

Mas imagino que você esteja se perguntado: “Mas há tantas mulheres sem consciência e conhecimento de tudo isso. São usuárias de drogas, “periguetes” e engravidam com tanta facilidade!”

Pois é! Quer saber, por quê ?

Porque só existe uma pessoa capaz de fecundar uma mulher, DEUS. E, “Deus oferece uma oportunidade de ter filhos aqui na Terra, como uma das últimas possibilidades para a pessoa aprender a amar... e esse amor se apresenta nessa relação, porque os filhos denunciam os erros da mãe... os filhos são a experiencia para as mães aprenderem a amar.” ( trecho extraído do texto Relação de Amor, livro Amor,2005).

Sendo assim, é preciso que a mulher tenha vários filhos para que se veja, corrija e aprenda o AMOR INCONDICIONAL.

domingo, 1 de julho de 2012

Sexualidade: a Manifestação da Energia Vital




Muito se fala que, para ter um filho, é preciso constituir uma família e o primeiro passo é se casar.

Parece que quanto mais se procura, mais difícil se torna encontrar um parceiro ideal. Então, as mulheres estão “atirando para todos os lados”, ou seja, saem com um, ou com vários homens na mesma noite, na esperança de que um deles possa ser o seu príncipe encantado.

Mas no dia seguinte, ou minutos depois, ela descobre que se enganou mais uma vez. Se esse relacionamento não passou de alguns beijos, menos mal. O problema se agrava se ela foi além dos beijos; se ocorreu uma relação sexual!

Na relação sexual ocorre uma imensa troca de fluídos e estes são líquidos, ou seja, água. A água é absorvida pelo corpo por osmose; do meio onde se tem mais água para o que se tem menos.

Neste vídeo é possível visualizar moléculas de água:


O filme mostra o comportamento da água de uma fonte quando é colocada sobre a palavra amor, raiva e outros inúmeros sentimentos.

Imagine, então, o que acontece com o fluído que é trocado durante uma relação sexual. Se esta for a manifestação do amor, ótimo! Mas e se não for? E se a relação sexual for com alguém bêbado, drogado ou for uma relação sexual casual, onde não existe sentimento, onde as pessoas nem se conhecem e se relacionam por puro “tesão”, que nada mais é do que uma tensão sexual.

É isso mesmo! “Tesão” vem de tensão sexual e um homem fica com tensão quando assiste a um filme pornográfico, vê uma revista de mulher nua ou fica muito tempo sem se relacionar sexualmente, pois o homem precisa liberar este fluído. É uma necessidade fisiológica, por isso acontecem as ejaculações noturnas!

Mas voltemos à tensão sexual... Quando uma mulher se relaciona com um homem com essa tensão, a ereção que ele apresenta não é dela; é da pessoa que ocasionou a manifestação. Mas como ele não pode ter a modelo ou a atriz que viu ou assistiu, qualquer mulher serve! O que ele precisa é eliminar seus fluídos.

E que sentimento é gerado nessa relação?  Qual imagem tem o fluído que a mulher vai absorver?

Isso explica porque após a relação sexual muitas mulheres se sentem mal e têm vontade de tomar banho. É uma resposta fisiológica de que o corpo precisa ser limpo. Mas como limpar o que já foi absorvido?

E essa experiência pode ocasionar o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) de limpeza, onde a pessoa sente necessidade de se limpar, lavar, toma dez banhos por dia, mas não consegue ficar limpa porque a sujeira está dentro dela; é um sentimento, uma vibração energética, muito diferente que foi absorvida por ela.

Sabe o que é pior? Não dá pra limpar! Ficará com você para sempre! Ela pode decantar, ir para o fundo da água, mas o sentimento gerado naquela relação e a pessoa com quem você se relacionou ficarão com você para sempre.

Por isso os casamentos eram para a vida toda. Casar é acasalar; é se relacionar sexualmente com alguém. Quando isso ocorre, você fica ligada energeticamente com a pessoa para sempre, com o que ela é, com o que sentiu naquele momento. Quando o padre diz na cerimonia de casamento “até que a morte os separe”, é verdade! Você só se libertará desta energia com a morte.

A relação sexual gera energia. Existem várias formas de energia: elétrica, térmica, mecânica, catiônica,... A relação sexual gera energia vital; uma energia capaz de gerar vidas. E esta energia é gerada em toda relação sexual. Assim é que as mulheres engravidam.

Só que essa energia, ora tem uma vibração mais pesada, ora mais sutil, depende do sentimento presente naquele momento.  E vibração energética gerada no momento da relação sexual é o que atrairá o espírito pronto para reencarnar que estiver vibrando na mesma frequência.

Então, se o planeta Terra não está atraindo espíritos bons, é porque a energia vital gerada nas relações sexuais não são boas. E para que isso mude é preciso um trabalho íntimo e pessoal e muito cuidado na escolha do parceiro sexual, que deve ser minuciosa e para vida toda. Pode ser uma única vez, mas será para sempre. E quem escolhe o parceiro é sempre a mulher, pois é ela que carregara em seu ventre uma nova vida. É a ela que a Mãe Natureza deu o dom de cuidar e corrigir os erros dos seus filhos.

Cuidar e corrigir são trabalhos muito árduos. É preciso se conhecer muito bem, pois se autoconhecendo, conhecendo o seu companheiro e o tipo de energia que a união dos dois ocasiona, será possível saber o tipo de espírito que poderá reencarnar em seu ventre e, assim, começar a se preparar para transformar este espírito em ser humano.