Páginas

sábado, 18 de agosto de 2012

Alimentação: Uma das Causas da Poluição Intra-Uterina


A alimentação durante a gestação é um dos grandes desafios para as mulheres que passam por este período. Onde, conselhos é o que não faltam, e estes variam desde: "ter que comer por dois", "não poder comer determinados alimentos" ou "ter que ingerir determinado alimento".

Comer por dois, é um equivoco. Logico que a mulher tem que aumentar o consumo de alimentos, mas não dobra-los! E evitar determinados alimentos como: doces, chocolate, refrigerante, café e alimentos industrializados é imprenssidivel, assim como aumentar ou iniciar o consumo de legumes, verduras, frutas e carnes.

É mais do que compreensivel o motivo, para o qual uma gestante tem que aumentar o consumo dos alimentos citados acima, para fornecer os nutrientes, vitaminas, minerais, proteínas que o corpo de bebê necessita para se formar. Mas, qual a qualidade dos alimentos que consumimos? E quais as consequência para este novo ser humano que se forma no ventre de uma mulher?

Nossa alimentação, não é das melhores, por mais que tenhamos uma alimentação balanceada. Pois, nossos alimentos estão contaminados, com hormonios e agrotóxicos. Sem citar os alimentos industrializados cheios de corantes, conservantes, sodio e estimuladores de sabor, mas estes já devem serem evitados durante a gravidez como citado acima, pois provocam inúmeros problemas para saúde da gestante como hipertensão e diabetes. Sendo assim, vou falar apenas dos agrotóxicos e dos hormônios, pois estes são a principal causa da poluição intra-uterina.

Isto mesmo estes produtos são solúveis em gordura, e facilmente absorvidos pelo bebê enquanto esta dentro do ventre materno, por mais, que a placenta consiga filtrar uma grande quantidade de produtos nocivos a este novo ser, os agrotóxicos se infiltram nas células de lipídios e transitam normalmente pelo sangue que alimenta o feto.




Os agrotóxicos presentes no sangue, interferem na formação e no desenvolvimento do embrião, podendo causar consequências graves para este novo ser, dentre elas podemos citar: deficit de memória, atenção e compreensão, pois uma das suas principais ações é na formação dos neurônios.

Assim como, nos neurônios, as células sanguíneas também sofrem interferência no seu desenvolvimento quando entram em contato com estes produtos químicos, ocasionando leucemia linfoblástica , a forma mais comum da doença em crianças.

Além disso, os hormônios que é injetado nos animais ( vacas, galinhas e porcos), são hormônios femininos, principalmente o estrogênio, este é responsável por estimular o crescimento e a maturação sexual do animal deixando-o pronto para o abate em um tempo menor. 

Então, quando consumimos carne ou os derivado dos animais (leite, ovo), estamos ingerindo uma quantidade enorme de hormônio, que interfere na formação do genital masculino como: testículo ectotrópico, hipospadia (abertura uretral na parte inferior do pênis), já nas meninas provoca puberdade precoce, que a longo prazo leva uma menopausa precoce, na qual aumenta o risco de câncer de ovário, útero e mama.

Sendo assim, temos que prestar atenção não apenas nos tipos de alimentos que consumimos, mas na origem dos mesmos, pois a comida fará parte do nosso corpo físico para sempre. É lógico que evacuamos diariamente, mas os nutrientes e os átomos que compõem um alimento incorporarão nossas células e farão parte de nós. Neste caso, também deste novo ser humano que esta se formando no ventre de uma mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião.
Todos os comentarios passam por moderação