Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Amamentação: O Resgate do Poder Feminino


Quando uma criança nasce, o primeiro cuidado é com a alimentação deste novo ser, ou seja, a amamentação.

A amamentação com certeza traz inúmeros benefícios tanto para mulher como para seu filho. Mas mesmo assim, muitas mulheres não amamentam, na qual relatam inúmeras dificuldades, entre elas, podemos citar: mastite, fissuras mamilares, tipos de mamilos, estética ou simplesmente porque o "leite secou", ou seja a mulher não consegue mais produzir leite materno.

A produção de leite ocorre da seguinte forma, a glândula hipófise, libera dois hormônios: a prolactina e a ocitocina.

A prolactina, age nos alvéolos mamários, que são células do interior dos seios que parecem pequenos cachos de uva. Assim, que o leite é produzido nos alvéolos, segue pelo interior do seio por uma rede de canais chamados ductos mamários. Eles terminam em pequenos reservatórios, os lóbulos mamários, que ficam bem abaixo das aréolas dos seios.


Após algumas mamadas do bebê, a hipófise libera outro hormônio a ocitocina, que é responsável pela descida do leite, ou seja, a liberação do leite para o bebê.

Este é um processo natural, que acontece com todos os mamíferos do planeta. Então, como algumas mulheres não conseguem produzir o leite?

Quem comanda toda produção de hormônios é a hipófise, uma glândula situada na base inferior do cérebro, que também comanda as nossas emoções, por isso, especialistas em amamentação dizem "que o leite materno é produzido na cabeça da mulher".

Se a hipófise é uma glândula que regula as emoções dos seres humanos, a produção de leite esta mais relacionada com o estado emocional da mulher do que fisiológico, pois fisicamente somos todas iguais.

Sendo assim, o estado emocional da mulher interfere na sua produção de leite, é lógico que muitas vezes isso é inconsciente. De todas as emoções que você pode imaginar, a que mais interfere na produção do leite materno, é a carência.

Isto mesmo! Pois, o ato de amamentar desenvolve na mulher sua capacidade de doação. E uma pessoa carente, acredita que lhe falta tudo, sendo assim, acredita que é ela que precisa receber e não doar, tornando a amamentação impossível.

É logico, que o fato de uma mulher não acreditar no seu poder de doação, é porque não acredita em si mesma, nos seu dons, suas virtudes, seus talentos, não se ama. Acredita ser inferior a outras pessoas e isso vem de anos de opressão do feminino, onde a mulher deixou de acreditar nela mesma.,

Então, o ato de amamentar resgata o poder que esta dentro de cada mulher, que foi excluído da essência feminina durante milhares de anos. O poder de acreditar em si mesma, de doar o que tem de melhor seu carinho, seu afeto e seu amor.

Sugestões de leitura:

Carência - Um pouco de Luz - Thamires Breda.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião.
Todos os comentarios passam por moderação