Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Festa Junina a Celebração do Solsticio


Junho, mês das festas juninas, de São João, São Pedro, Santo Antônio, de comemoração dos Santos. Mas, não é apenas isso, Junho é o mês do Solstício de Inverno, o dia mais curto do ano.

Este é o dia ideal para semeadura de plantas que darão flores, pois os dias vão ficando mais longos, com mais luz e a planta depende da luz para florescer.

A flor é o órgão reprodutivo do vegetal, quando uma planta floresce, significa que ela chegou à maturidade, na fase adulta, já pode gerar uma vida, ser mãe.

A luz também estimula a floração da mulher, através da produção dos hormônios LH (hormônio luteinizante), FSH (hormônio folículo estimulante), estrogênio e progesterona, ou seja, estimula a fertilidade feminina, sua ovulação e a fecundação. Sendo assim, as mulheres nesta fase do ano ficam mais férteis, tornando-se mais fácil de conceber uma nova vida.

Já reparou quantas pessoas que você conhece que fazem aniversário em fevereiro e março? Estes são os filhos das festas juninas. Sabe que existem mais filhos desta festa do que do carnaval, que nascem em outubro e novembro.

E não é porque as pessoas usam preservativos no carnaval, porque não usam nem nos dias normais, imagina no carnaval que está todo mundo bêbado e drogado. O máximo que acontece, é o que acontece toda segunda-feira nas unidades de saúde, quando a pessoa de volta a realidade, procura o serviço de saúde para realizar um teste rápido de HIV, para começar a tomar o coquetel, e se for mulher procura também uma farmácia para comprar a pílula do dia seguinte, esquecendo-se que o medicamento tem apenas 70% de eficácia, se utilizado corretamente.

Então as mulheres engravidam com mais facilidade unicamente pela energia que o solstício de inverno proporciona, onde a luz (o Sol) que cresce e ilumina o céu a cada dia, também cresce no ventre de uma mulher, pois o parto é quando a mulher dá luz, então ocorre o nascimento desta luz.

As antigas civilizações sabiam destas informações e as utilizavam, era nesta época que ocorria a semeadura, tanto da terra, quanto de uma mulher, isto mesmo, as mulheres eram semeadas, pois a palavra sêmen vem de semente.

Sendo assim, a festa junina é uma das mais antigas comemorações é a festa da fertilidade. Lógico que muita coisa foi adaptada, mas no fundo continuam as mesmas, a fogueira que representa o nascimento da luz, o casamento como representação da sexualidade e fertilidade, a alimentação que tem como base o milho que é o Sol e a mandioca que é a Terra, a mãe Terra.

A única coisa que não mudou foi seu nome, o nome junina vem da deusa romana June Lucina, deusa da luz e do parto.

Então boa festa junina a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião.
Todos os comentarios passam por moderação