Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

Amar a si mesma, é cuidar de você


Como mecionei no post, dicas para quem não consegue engravidar, a primeira coisa que você precisa fazer é amar a si mesma, sendo assim, precisa mudar algumas atitude e muitas delas são dificeis de mudar.

Então, é preciso começar pelo acha mais facil, o que está ao seu alcance, pois dando o primeiro passo, os resto é uma conseqüência.

Por que não começar com que é físico? A quanto tempo não vai ao seu ginecologista? Realiza exames: papanicolau, ultrassom, exame de sangue?

Este é sem dúvida, um bom começo! Pois para engravidar é necessário ter uma saúde ginecólogica, na qual inclui não ter corrimento, doenças sexualmentes transmissíveis... 

O exame de papanicolau é preventivo. E previne o câncer de colo uterino, este tem como principal causa o vírus do HPV, o vírus demora anos para se desenvolver e se tornar um câncer. Mas se a mulher engravidar e estiver com o vírus, os hormônios da gravidez aceleram seu desenvolvimento e a doença se desenvolve em questão de meses.

Após, o que acha de dar uma olhadinha na sua carteira de vacinação, aquela velhinha de quando era criança, se você tem alguma dúvida quanto a sua leitura, leve a uma unidade básica de saúde, para verificar se não há nenhuma vacina atrasada. Pois, a vacinação é importantíssima na gravidez, para garantir que a mulher e o bebê não adoeçam durante a gestação e o pós parto. As vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde durante a gestação são: dT (difteria e tétano), hepatite B e influenza, se a mulher não estiver imunizada.

Vale lembrar, que a vacina Tríplice viral ( Sarampo, Caxumba e Rubeola), não pode ser aplicada quando a mulher está gravida, e que a falta desta vacina, torna a mulher mais susceptível a contrair estas doença, a mais grave para uma gestante é a rubéola, que pode causar má formações congênitas e até o óbito fetal.

Assim, com é importante ir ao ginecologista, é imprescindível fazer um visita ao dentista, para realizar uma limpeza, ou um pequeno reparo em algum dente, pois com a gestação a mulher transfere o cálcio armazendo em seus ossos para o bebê, e o primeiro osso a sentir esta falta é o dente. E para que uma pequena carie, se torne um canal é uma questão de pouquíssimo tempo estando gravida, e o seu tratamento torna-se muito mais difícil nesta situação.


Vamos dificultar um pouco. Como anda o seu peso? 


Se você esta acima ou abaixo do seu peso, é melhor começar a pensar em uma dieta. Pois, tanto o baixo peso quanto o sobrepeso, prejudica a produção de hormônios femininos (estrogênio e progesterona). Onde, seu corpo entende que esta em desequilíbrio e precisa restabelece-lo para que a gestação ocorra.

Mulheres com baixo peso, muitas vezes não consomem proteínas, vitaminas, lipídios e carboidratos na quantidade adequada, então torna-se mais propensos os abortos naturais, pois o corpo não tem condições para gerar uma nova vida sem estes nutrientes. Além disso, os hormônios tem como base proteínas e lipídios e falta destes comprometem a produção de hormônios e a fertilidade feminina.

E mulheres com sobrepeso, produz estrogênio  em excesso que inibe a fecundação, além disso o ovário desta mulheres sofrem alterações, os chamados ovários policiticos, que nada mais é,  do que óvulos que não conseguiram ser liberados pelos ovários e ficam acumulados em sua parte externa, dificultando a ovulação. E não podemos esquecer que uma mulher com sobrepeso tem uma chance maior de desenvolver diabetes e hipertensão durante a gravidez
.
Se apenas a alimentação, não esta sendo suficiente para perder o peso que necessita, começe a realizar atividade física, esta é uma pratica que deverá ser mantida durante todo o período gestacional, respeitando suas limitações, pois a atividade fisica auxilia o trabalho o parto.

Muitas coisas, já são possíveis de começar a mudar, pois amar é sinônimo de cuidar, então estes cuidados que parecem simples, vai fazer com que você goste mais de você e comece a ter outra postura perante a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opnião.
Todos os comentarios passam por moderação